Uma região extremamente bela, no extremo de Portugal.

A vila histórica de Castro Laboreiro esconde vários segredos que só uma estadia no hotel Castrum Villae poderá desvendar. Inserido no único parque nacional do país, o Peneda-Gerês, o hotel é o ponto de partida para descobrir uma nova região.

Parque Nacional Peneda-Gerês - Hotel Castrum Villae - Walk Hotels

Parque Nacional da Peneda-Gerês

No extremo noroeste de Portugal, entre o Alto Minho e Trás-os-Montes, as Serras da Peneda e do Gerês constituem a única área protegida portuguesa classificada como Parque Nacional.

É um mundo à parte em que a atividade humana se integra de forma harmoniosa na natureza, preservando valores e tradições muito antigos e que estão bem patentes nas aldeias comunitárias de Pitões das Júnias e Tourém.

Castro Laboreiro

A vila de Castro Laboreiro possui um dos mais ricos patrimónios pré-históricos do país. Com uma história de mais de cinco mil anos, esta vila no Parque Nacional da Peneda-Gerês reúne gravuras e pinturas rupestres, 120 dólmenes e cistas (monumentos megalíticos funerários).

Castro Laboreiro é uma vila portuguesa com cerca de 540 habitantes, pertencente ao concelho de Melgaço e situada na serra da Peneda, a 965 metros de altitude, compreendendo uma área de cerca de 89 km2.

Vista Castro Laboreiro - Hotel Castrum Villae - Walk Hotels

Pontos de interesse

Castelo de Castro Laboreiro

A praticamente 1000 metros de altitude, e localizado em pleno sistema montanhoso da Peneda-Gerês, numa linha interior da fronteira entre o Alto Minho e a zona de influência de Ourense, o castelo de Castro Laboreiro é um dos mais emblemáticos monumentos militares nacionais, mais pela localização geográfica aberta aos planaltos galegos, que pela sua importância no quadro da história militar portuguesa.

Castro Laboreiro - Hotel Castrum Villae - Walk Hotels

Pelourinho e Igreja Matriz

No campo da monumentalidade construída, merecem destaque o Pelourinho, de 1560, que é monumento nacional, e a Igreja de Santa Maria da Visitação ou Igreja Matriz de Castro Laboreiro, imóvel de interesse público, que foi construída primitivamente no século XII, em estilo românico. O coro, a torre e a capela-mor datam de 1775 e ostentam o estilo joanino ou de D. Maria Pia. Possui uma magnifica pia batismal, do século XII, e preciosas imagens que abrangem um largo período que vem desde o século XIV até ao século XVII.

Igreja Matriz Castro Laboreiro - Hotel Castrum Villae - Walk Hotels

Ponte Velha de Castro Laboreiro

Ponte construída em alvenaria de granito, sem guardas e com pavimento em calçada. Servia os moinhos que se ergueram na sua proximidade, na margem esquerda, aproveitando o declive das margens. Hoje já estão em desuso.

Ponte Velha Castro Laboreiro - Hotel Castrum Villae - Walk Hotels

Cão de Castro Laboreiro

O cão de Castro Laboreiro é uma raça de cão portuguesa de grande tamanho, originário da freguesia de Castro Laboreiro. Um grupo de criadores e apaixonados da raça, de diversos pontos do país, conscientes do perigo de extinção deste animal dócil, valente e extraordinário guarda, fundaram a Associação Portuguesa do Cão de Castro Laboreiro (APCCL), com sede na freguesia.

Cão Castro Laboreiro - Hotel Castrum Villae - Walk Hotels